MANIPULADOS

Os medicamentos manipulados são medicamentos preparados segundo fórmulas magistrais (prescritas pelo médico) ou oficinais (constantes num formulário), cuja preparação compete às farmácias, sob a responsabilidade do farmacêutico.

Os medicamentos manipulados fazem parte da prática da farmácia e são essenciais para a prestação de cuidados de saúde. O farmacêutico é responsável por elaborar medicamentos individualizados, adequados ao doente, de acordo com as boas práticas de farmácia.

Há muitas situações em que os medicamentos manipulados são uma alternativa terapêutica vantajosa, já que podem ser formulados à medida do doente, de acordo com as suas necessidades específicas, tais como a idade, sexo, metabolismo, eventuais alergias e necessidades terapêuticas. Há ainda vantagens fármaco-económicas uma vez que a quantidade de medicamento é ajustada à duração do tratamento, evitando-se desperdícios.

Em especialidades médicas como a pediatria, a geriatria e a dermatologia, estes medicamentos são por vezes a única solução que o médico dispõe para atingir o objetivo terapêutico. São ainda uma alternativa para certas patologias, cujos medicamentos industrializados não estão comercializados ou se encontram temporariamente esgotados.

No nosso laboratório preparamos todo o tipo de formas farmacêuticas: cápsulas, cremes, pomadas, óvulos, supositórios, pós, champôs, soluções e suspensões orais, entre outras, quer para uso humano quer veterinário.

Todos os medicamentos são rigorosamente executados por uma equipa de farmacêuticos especializados nesta área (Dra. Joana Quevedo e Dr. Rui Cordeiro) de acordo com as Boas Práticas de Preparação de Medicamentos Manipulados (Portaria nº 594/2004 de 2 de Junho), aprovadas pelo INFARMED, visando um elevado padrão de qualidade dos nossos medicamentos manipulados.

Verificamos ainda a segurança do medicamento no que concerne à(s) dose(s) da(s) substância(s) ativa(s) e à existência de interações que ponham em causa a ação do medicamento ou a segurança do doente.

Alguns exemplos de medicamentos esgotados preparados no nosso laboratório:

  • Cápsulas ou suspensão oral de Hidrocortisona (Hydrocortone®);

  • Champô de Coaltar (Polytar®, Tarmed®);

  • Cápsulas de Orlistato;

  • Pomada e creme de Betametasona + Clotrimazol + Gentamicina (Quadriderme®);

  • Suspensão oral de Hidróxido de Magnésio (Leite de Magnésia Philips®) – com possibilidade de modificação do sabor: morango, banana, baunilha, maçã, laranja, sem sabor, etc.

  • Pomada, gel e spray de lidocaína na concentração necessária (Xylocaína®);

  • Solução tópica de Rifampicina;

  • Solução tópica de Minoxidil com modificação dos excipientes (sem propilenoglicol, em espuma cutânea, por ex.)

  • Tintura de Iodo em diferentes concentrações.


CAPTCHA Image